Canadá confirma 13 casos de gripe suína

21:50 – A ministra da Saúde do Canadá, Leona Aglukkaq, confirmou nesta terça-feira que há 13 canadenses infectados com gripe suína, mas destacou que todos são “casos leves” da doença. Hoje, a Colúmbia Britânica anunciou um novo caso, Ontário quatro e Alberta dois.

No domingo, a província de Nova Escócia informou da aparição de quatro casos, enquanto a Colúmbia Britânica reportou dois. Em entrevista coletiva, Aglukkaq disse que o aumento dos casos “não muda o curso da ação” empreendida pelo governo canadense, e afirmou que a evolução da infecção é a prevista pelas autoridades sanitárias.

O diretor de Saúde Pública do Canadá, o especialista David Butler-Jones, afirmou que “é provável que tenhamos algumas mortes”, mas acrescentou que é o normal durante a temporada de gripe. Em todos os casos, a aparição da doença foi vinculada a viagens ao México.

Hoje, o embaixador do México no Canadá, Francisco Barrio Terrazas, confirmou à Agência Efe que as autoridades mexicanas estão controlando os trabalhadores temporários que são contratados por propriedades agrícolas canadenses para detectar possíveis infecções.

Ele acrescentou que, nos próximos dias, espera-se que 700 trabalhadores temporários mexicanos cheguem ao Canadá, e que alguns deles receberam a recomendação de permanecer no México por apresentar sintomas da doença, embora não tenha sido confirmado nenhum caso entre eles.

O embaixador mexicano também disse que as autoridades canadenses avisaram que planejavam desaconselhar viagens ao México e destacou que a colaboração entre os dois países é constante. Hoje, várias companhias de viagens anunciaram mudanças nos trajetos para o México.

A empresa canadense Transat AT disse que adiaria todos os voos ao México até 1º de junho, o que afeta a linha aérea Air Transat, as agências de viagem canadenses Transat Holidays e Nolitours e as francesas Vacances Transat e Look Voyages.

Outra agência de viagens canadense, Sunquest disse que os clientes com reservas para o México podem mudar de destino a qualquer momento.

Gripe Suína
A gripe suína já teria matado 152 pessoas no México, país mais afetado pelo surto, onde cerca de 2 mil pessoas estão infectadas. Nos EUA, até o momento foram confirmados 64 casos de pessoas com gripe suína; não há registro de mortes.

Nessa segunda-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou para quatro o nível de alerta em relação ao vírus. No Brasil, 11 pessoas com sintomas da doença estão sendo monitoradas pelo Ministério da Saúde.EFE

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: