21:50 – A ministra da Saúde do Canadá, Leona Aglukkaq, confirmou nesta terça-feira que há 13 canadenses infectados com gripe suína, mas destacou que todos são “casos leves” da doença. Hoje, a Colúmbia Britânica anunciou um novo caso, Ontário quatro e Alberta dois.
No domingo, a província de Nova Escócia informou da aparição de quatro casos, enquanto a Colúmbia Britânica reportou dois. Em entrevista coletiva, Aglukkaq disse que o aumento dos casos “não muda o curso da ação” empreendida pelo governo canadense, e afirmou que a evolução da infecção é a prevista pelas autoridades sanitárias.
O diretor de Saúde Pública do Canadá, o especialista David Butler-Jones, afirmou que “é provável que tenhamos algumas mortes”, mas acrescentou que é o normal durante a temporada de gripe. Em todos os casos, a aparição da doença foi vinculada a viagens ao México.
Hoje, o embaixador do México no Canadá, Francisco Barrio Terrazas, confirmou à Agência Efe que as autoridades mexicanas estão controlando os trabalhadores temporários que são contratados por propriedades agrícolas canadenses para detectar possíveis infecções.
Ele acrescentou que, nos próximos dias, espera-se que 700 trabalhadores temporários mexicanos cheguem ao Canadá, e que alguns deles receberam a recomendação de permanecer no México por apresentar sintomas da doença, embora não tenha sido confirmado nenhum caso entre eles.
O embaixador mexicano também disse que as autoridades canadenses avisaram que planejavam desaconselhar viagens ao México e destacou que a colaboração entre os dois países é constante. Hoje, várias companhias de viagens anunciaram mudanças nos trajetos para o México.
A empresa canadense Transat AT disse que adiaria todos os voos ao México até 1º de junho, o que afeta a linha aérea Air Transat, as agências de viagem canadenses Transat Holidays e Nolitours e as francesas Vacances Transat e Look Voyages.
Outra agência de viagens canadense, Sunquest disse que os clientes com reservas para o México podem mudar de destino a qualquer momento.
Gripe Suína
A gripe suína já teria matado 152 pessoas no México, país mais afetado pelo surto, onde cerca de 2 mil pessoas estão infectadas. Nos EUA, até o momento foram confirmados 64 casos de pessoas com gripe suína; não há registro de mortes.
Nessa segunda-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou para quatro o nível de alerta em relação ao vírus. No Brasil, 11 pessoas com sintomas da doença estão sendo monitoradas pelo Ministério da Saúde.EFE
Filed under: Canadá, Mundo | Tagged: Canadá, diversos, Geral, gripe suina no canadá, noticias, reportagem gripe suina, reportagem sobre gripe suina |
Deixe uma Resposta