Secretaria investiga 3ª suspeita de gripe suína em MG

SÃO PAULO – A Secretaria da Saúde mineira informou no fim da tarde desta segunda-feira, 27, que uma terceira pessoa foi internada no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, por suspeita de gripe suína. A vítima esteve na área de risco recentemente, mas, segundo a pasta, não apresenta os sintomas divulgados pelo Ministério da Saúde: febre superior a 39º C, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações. Por precaução, o paciente será mantido internado até o resultado dos exames. No mesmo hospital, está um casal que passou a lua de mel em Cancún, no México, e desembarcou em Minas nesta segunda.

Em nota, o Hospital das Clínicas da UFMG informou que o casal havia sido encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde e transportado pela equipe do Samu, em esquema especial de segurança, chegando ao hospital por volta do meio-dia. Eles estão internados em leitos especiais e isolados.

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agenor Alvares da Silva, afirmou serão produzidos 100 mil folders para serem distribuídos a passageiros que embarcam e desembarcam dos Estados Unidos, México e Canadá, onde há casos de gripe suína confirmados. Nesse primeiro momento, 70 mil folhetos serão usados no aeroporto de Cumbica, em São Paulo, e o restante no Galeão, no Rio de Janeiro.

A expectativa é de que esse número, ao longo da semana, seja ampliado e possa chegar até a um milhão de folhetos. Além dos folders, a Anvisa deverá fazer hoje uma tomada de preços para a compra de máscaras para serem usadas por funcionários da Agência responsáveis pela fiscalização.
De acordo com Alvares da Silva, todos os dias, desembarcam no país 7 mil passageiros vindos dos Estados Unidos, México e Canadá. Foi distribuído ainda um áudio, que deverá ser usado nos voos com alerta aos passageiros sobre os sintomas da doença.
Os comissários das companhias aéreas serão questionados quando o avião chegar, por funcionários da Anvisa, se há casos suspeitos. Se isso for confirmado, um médico será encaminhado ao local para que o passageiro não tenha contato com pessoas no aeroporto. As máscaras que serão adquiridas poderão ser distribuídas também para passageiros que desembarcarem, mas somente quando houver casos suspeitos no avião em que estiverem.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter sido informado no domingo pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que o Brasil, por enquanto, não tem motivos para se preocupar com a gripe suína. Temporão, que se encontra na Turquia, deve antecipar seu retorno ao Brasil para acompanhar as medidas contra a gripe suína.

Elvis Pereira, da Central de Notícias (Estadão)
(com reportagem da Agência Estado e de O Estado de S. Paulo)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: